Home » Notícias » Instituto Blaise Pascal

Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

segunda-feira, 03 de outubro de 2022. Autor:

      Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o OUTUBRO ROSA  foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

 A data é celebrada anualmente, com o objetivo de:

Ø  compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença;

Ø  proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

PREVENÇÃO

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se:

Ø praticar atividade física;

Ø  manter o peso corporal adequado;

Ø  adotar uma alimentação mais saudável;

Ø  evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;

Ø  amamentar é também um fator protetor.

A própria mulher fazer o autoexame também é de fundamental importância. Também vale lembrar que o câncer de mama não escolhe idade. Tem casos que aparecem em pessoa com 26 anos, ou 39. 

Útimas Notícias