Tecnologia Social


Tecnologia Social

Programa de Aprendizagem

Regulado pela Lei Federal de Aprendizagem (10.097/2000) que fixa a cota mínima de 5%, máxima de 15% para inserção de jovens aprendizes de 14 a 24 anos, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. O IBP faz a seleção e contratação do aprendiz, com CTPS assinada, além de promover o acompanhamento e a formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, emocional e psicológico. Este programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Integração Social (INTEGRAL).

Programa de Estágio

Regulado pela Lei Federal de Estágios (11.788/2008). Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O IBP faz a seleção do estagiário e pode fazer toda gestão do processo conforme as exigências dos dispositivos legais. Este programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Integração Social (INTEGRAL).

Programas Temáticos

Compreende o desenvolvimento de cursos e atividades de inclusão social voltados para necessidades temáticas de Projetos de Educação ou Projetos Sociais promovidos por órgãos federais, estaduais e municipais. Estes programas podem ser montados conforme a demanda de forma customizada. São exemplos de linhas temáticas desses cursos e programas: Inclusão Digital, Cidadania, Ética e Direitos Humanos, Qualidade de Vida no Trabalho, Relacionamento nas Organizações, Educação sexual, Liderança, Criatividade, Saúde e Vida, Artes e Cultura, Empreendedorismo, entre outros.

Cursos Profissionalizantes

O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve projetos e programas para preparação para a inclusão laboral. Os participantes são preparados para competências gerais e específicas relacionadas com o exercício de determinada arte ou ofício, buscando a promoção social, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

Acompanhamento Educacional

O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve projetos para serem aplicados junto às famílias de funcionários de entidades públicas e privadas, assim como a população em geral, atendendo a crianças e adolescentes com atividades de complementação à escola regular que compreendem o desenvolvimento da dimensão emocional, corporal, lingüística, comportamental, incluindo o reforço escolar, buscando diminuir a evasão escolar por meio do desenvolvimento da integração com o processo pedagógico, procurando elevar o desempenho escolar.

Outros programas e projetos

O Instituto Blaise Pascal (IBP) tem flexibilidade para especificar necessidades e interesses, elaborando programas e projetos de acordo com a demanda.

Cidades

A cidade pode ser pensada como construção simbólica de determinados grupos, como uma rede de permutas, materiais e simbólicas. Nesse processo de trocas simbólicas, a cidade se desintegra, dilui, mas apenas para, no instante seguinte, reintegrar-se, refazer-se de modo diverso.