O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve Project Finance e Projetos Corporativos, colabora na Estruturação de Parcerias Público-Privadas e desenvolve projetos e promove ações para a Modernização da Gestão em seus diversos departamentos e funcionalidades.
O Instituto Blaise Pascal (IBP) conta com equipes especializadas para desenvolver projetos técnicos em áreas diversas. O IBP integra o capital humano e intelectual de diversas universidades parceiras na elaboração e disponibilização de soluções em projetos e iniciativas de desenvolvimento sustentável. Integra também técnicos e profissionais especializados em cada área de atuação e conhecimento requerida para cada tipo de projeto. Desenvolve competências em Gestão de Projetos em consonância com o Project Management Institute (PMI®), que é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos.
O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve projetos em áreas diversas, como, por exemplo, Infra-estrutura Básica, Infra-estrutura Urbana, e Infra-estrutura em Serviços Sociais Básicos. As figuras a seguir indicam entre outros tipos de projetos, algumas modalidades que podem ser desenvolvidas.
Infra-estrutura Básica
Infra-estrutura Urbana
Infra-estrutura em Serviços Sociais Básicos
A partir da construção dos projetos, o IBP pode colaborar com a propositura e o acompanhamento junto às instituições de fomento para captação de recursos. O Governo Brasileiro e algumas entidades internacionais desenvolvem programas de fomento e para tanto utilizam a engrenagem pública constituída por órgãos diversos e suas políticas de governo para selecionar, financiar e acompanhar a aplicação de recursos, lançando mão de instituições como Banco do Brasil, CAIXA, BNDES, entre outros.
Etapas de Desenvolvimento dos Projetos
1ª etapa: Preliminar
Identificação da demanda pelos serviços e estabelecimento de um TERMO DE PARCERIA E COOPERAÇÃO (TCP).
2ª etapa: Planejamento e contratação
Análise de requisitos para a montagem de um projeto de trabalho, envolvendo definição do(s) objeto(s), planejamento financeiro, logístico e técnico, desenvolvendo uma PROPOSTA DE PROJETO EXECUTIVO adequado às necessidades levantadas. Esta fase pode compreender também o DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE DE CONTRATAÇÃO mais adequada ao objeto e o contexto da demanda.
3ª etapa: Gestão do Projeto
Execução do PROJETO (pode envolver as subfases iniciais de montagem da infra-estrutura, captação de recursos e produção de material customizado).
4ª etapa: Acompanhamento
Monitoramento da execução do projeto.
5ª etapa: Avaliação e Prestação de Contas
Prestação de contas e apresentação dos relatórios técnicos e de impactos sócio-educacional e ambiental.