Linhas de Pesquisa
“Além da mente humana e como um impulso livre, cria-se a ciência. Esta se renova, assim como as gerações, frente a uma atividade que constitui o melhor jogo do "homo ludens": a ciência é, no mais estrito e melhor dos sentidos, uma gloriosa diversão.” - Jacques Barzun
O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve um esforço continuado de pesquisa, buscando a criação de conhecimento e tecnologias que possam ser aplicadas no âmbito dos trabalhos que oferece à sociedade.
Todos os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos são aplicados para o desenvolvimento social e humano, segundo os princípios e valores que fundamentam o Instituto Blaise Pascal.
Caso você ou a organização que você integra tenham interesse em colaborar em alguma dessas linhas de pesquisa, seja pelos caminhos das ciências ou das artes, faça contato.
O Instituto Blaise Pascal (IBP) mantém as seguintes linhas de pesquisa:
- Tecnologia em Projetos
- Tecnologia Educacional
- Tecnologia Social
- Tecnologia em Hebelogia
As linhas de pesquisa acima compreendem a integração interdisciplinar e transversal das mais diversas áreas do conhecimento como saúde, marketing, informática, sociologia, direito, administração, ciência da informação, psicologia, entre outras.
Na linha de pesquisa de “tecnologia em projetos”, o foco está no desenvolvimento das “Cidades”, entendida como uma construção social e simbólica, para cuja complexidade de rede de relações converge múltiplas unidades sociais e funcionais organicamente estruturadas compreendendo as mais diversas áreas de atividade e conhecimento.
Na linha de “tecnologia educacional”, o foco está na aplicação das tecnologias de educação aos diversos campos de conhecimento ou em sentido inverso a aplicação e integração das mais diversas disciplinas ao desenvolvimento da educação, entendida como ciência e arte que abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Na linha de pesquisa de “tecnologia social”, o foco está no desenvolvimento dos conhecimentos e das técnicas dirigidas aos projetos e aos trabalhos de alcance social, de modo a promover a inclusão e integração social para uma vida plena e saudável em harmonia social no âmbito da ecologia humana e em harmonia com a ecologia do meio ambiente. Nesse sentido, o interesse está na aplicação das tecnologias sociais aos diversos campos de conhecimento ou em sentido inverso a aplicação e integração das mais diversas disciplinas ao desenvolvimento social.
Na linha de pesquisa de “tecnologia em hebelogia”, o foco de interesse se desloca para o conhecimento da juventude sob a ótica integrada das mais diversas ciências, com o apoio do estudo comparado das filosofias, das religiões e das artes. Outro interesse de pesquisa é o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o desenvolvimento integral da juventude, compreendendo os âmbitos social, corporal, emocional, sexual, cognitivo, entre outros.
Nessa linha de pesquisa, o Instituto Blaise Pascal (IBP), soma esforços com pesquisadores, organizações e redes de estudos para o desenvolvimento de pesquisas e práticas viando a promoção integral da juventude.