Ciência e Tecnologia

A Ciência se refere ao estudo sistemático de um objeto definido, orientado para um fim determinado, utilizando meios e métodos adequados e que se dirige para a obtenção de conhecimentos cada vez mais amplos e profundos acerca de seu objeto.

A Tecnologia compreende, por sua vez, o conhecimento científico aplicado às artes e ofícios, traduzindo-se como o conhecimento aplicado aos modos do "fazer" humano, buscando a efetividade, o rendimento e o progresso.

Tecnologia Educacional

A Tecnologia Educacional constitui uma área que estuda a aplicação da tecnologia na educação a partir do desenvolvimento tecnológico e dos fundamentos da didática e da psicologia da aprendizagem.

O Instituto Blaise Pascal se dedica à pesquisa na área da educação para a produção de conhecimento, para o desenvolvimento de técnicas, soluções e produtos. Promove também cursos, eventos e consultoria buscando o aperfeiçoamento da prática educativa presencial ou à distância.

Tecnologia Social

Tecnologia Social refere-se aos conhecimentos, técnicas e produtos que podem ser aplicados como instrumentos de inclusão social e melhoria da qualidade de vida das comunidades, buscando a transformação social.

O Instituto Blaise Pascal desenvolve pesquisas, promove eventos e cursos na área de promoção e serviço social, fomentando inovações em tecnologia social, prestando consultoria, formulando e executando programas e projetos sociais. Estimula o controle social e a defesa dos direitos sociais, buscando contribuir com o desenvolvimento social, o exercício da cidadania e o acesso aos direitos humanos.

Tecnologia em Projetos

Tecnologia em Projetos compreende os conhecimentos e as melhores práticas na Elaboração e na Gestão de projetos, envolvendo também os processos de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento, alinhando o produto da empresa com a sua estratégia, buscando eficácia na definição e  execução de propósitos, assim como procurando a eficiência no uso dos de recursos.

O Instituto Blaise Pascal trabalha com a elaboração, acompanhamento e gestão de projetos, buscando a geração de conhecimento e a agregação de valor econômico e social. As atividades desenvolvidas envolvem a Avaliação Econômica, Estruturação de Project Finance e Projetos Corporativos, Projetos Técnicos e Documentação,  Captação de Recursos, Representação, Assessoria e Acompanhamento de Projetos.

voltar

Missão

O "Instituto Blaise Pascal" tem como missão contribuir com a educação integral do ser humano, promovendo pesquisas e desenvolvendo conhecimentos e tecnologias, visando à saúde integral e à auto-realização, estimulando a criatividade e a inovação, o empreendedorismo, a geração de emprego e de renda, o desenvolvimento tecnológico e social, mediado por modelos de desenvolvimento sustentável e coordenação de ações entre organizações, buscando a cooperação técnica, social, cultural, educacional, intelectual, artística, visando ao progresso em todos os departamentos da atividade humana.

Visão

Ser uma referência de excelência em pesquisas e soluções em Tecnologia em Projetos, Tecnologia Social e Tecnologia educacional, a partir da coordenação de ações entre organizações na busca da cooperação para o progresso humano e social.