Finalidade

O Instituto Blaise Pascal (IBP) é uma associação civil, concebida em 19 de junho de 1994, dedicada ao desenvolvimento de Redes de Pesquisa e Produção de Conhecimentos e Tecnologias, voltadas para o desenvolvimento social e humano, trabalhando com as cidades e as organizações.

O IBP busca incentivar e articular a coordenação de ações entre pesquisadores, especialistas, grupos e organizações, procurando construir redes de cooperação para o cumprimento de suas finalidades em um plano nacional e internacional, trabalhando pela educação e saúde integrais das comunidades.

Sede e Atuação

Tem sede e foro na cidade de Brasília, no Distrito Federal, onde tem seu domicílio. Sua atuação pode estender-se por todo o território nacional e pelo exterior, podendo abrir filiais, representações e escritórios. (Art. 2 – Estatutos).

Destinação de Recursos Financeiros

A totalidade das rendas apuradas são integralmente aplicadas na manutenção dos objetivos institucionais, após dedução das despesas de custeio e operacionais. (Art. 53 – Estatutos).

Regulamento para a contratação de serviços

Missão

O "Instituto Blaise Pascal" tem como missão contribuir com a educação integral do ser humano, promovendo pesquisas e desenvolvendo conhecimentos e tecnologias, visando à saúde integral e à auto-realização, estimulando a criatividade e a inovação, o empreendedorismo, a geração de emprego e de renda, o desenvolvimento tecnológico e social, mediado por modelos de desenvolvimento sustentável e coordenação de ações entre organizações, buscando a cooperação técnica, social, cultural, educacional, intelectual, artística, visando ao progresso em todos os departamentos da atividade humana.

Visão

Ser uma referência de excelência em pesquisas e soluções em Tecnologia em Projetos, Tecnologia Social e Tecnologia educacional, a partir da coordenação de ações entre organizações na busca da cooperação para o progresso humano e social.