Focos de Ação

Focos de Ação

O Instituto Blaise Pascal (IBP) tem interesse na pesquisa e desenvolvimento de soluções, produtos e serviços para os seguintes entes:

  • Cidades
  • Organizações
  • Família
  • Trabalhador
  • Estudante

Este esforço de pesquisa e desenvolvimento compreende aplicações de conhecimentos e técnicas nas áreas de educação, promoção social, engenharia de projetos e hebelogia, que consistem nas linhas de pesquisa em desenvolvimento no Instituto Blaise Pascal.

As Cidades, as Organizações e a Família são entes sociais, dinâmicos e complexos que têm como amalgama o entrelaçamento de propósitos, as histórias de aprendizagem e os laços de convivência, as individuações da biologia, da linguagem e da cultura em um contexto particular na geografia e na história. O interesse de pesquisa e desenvolvimento com a Família compreende especialmente os seguintes entes: pais, filhos e terceira idade.

O Trabalhador e o Estudante personalizam a preocupação humana com o TRABALHO e a EDUCAÇÃO como cadinho de aperfeiçoamento humano e social. Sem ocupação produtiva e sem busca do aperfeiçoamento das competências e do potencial humano, não há progresso e a própria manutenção da vida fica prejudicada no complexo organismo social em rede desses tempos de sociedade pós-contemporânea. O ser humano é sempre a célula ou um nodo das redes sociais que se entrelaçam em unidades coletivas cada vez mais complexas. No seio dessas redes o ser humano é sempre um TRABALHADOR do conhecimento e também um ESTUDANTE que busca o aperfeiçoamento de saberes e fazeres em conformidade com seus propósitos de felicidade e auto-realização.

Colaboradores

“Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas. Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês