Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

“Além da mente humana e como um impulso livre, cria-se a ciência. Esta se renova, assim como as gerações, frente a uma atividade que constitui o melhor jogo do "homo ludens": a ciência é, no mais estrito e melhor dos sentidos, uma gloriosa diversão.” -  Jacques Barzun

O Instituto Blaise Pascal (IBP) desenvolve um esforço continuado de pesquisa, buscando a criação de conhecimento e tecnologias que possam ser aplicadas no âmbito dos trabalhos que oferece à sociedade.

Todos os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos são aplicados para o desenvolvimento social e humano, segundo os princípios e valores que fundamentam o Instituto Blaise Pascal.

Caso você ou a organização que você integra tenham interesse em colaborar em alguma dessas linhas de pesquisa, seja pelos caminhos das ciências ou das artes, faça contato.

O Instituto Blaise Pascal (IBP) mantém as seguintes linhas de pesquisa:

  • Tecnologia em Projetos
  • Tecnologia Educacional
  • Tecnologia Social
  • Tecnologia em Hebelogia

As linhas de pesquisa acima compreendem a integração interdisciplinar e transversal das mais diversas áreas do conhecimento como saúde, marketing, informática, sociologia, direito, administração, ciência da informação, psicologia, entre outras.

Na linha de pesquisa de “tecnologia em projetos”, o foco está no desenvolvimento das “Cidades”, entendida como uma construção social e simbólica, para cuja complexidade de rede de relações converge múltiplas unidades sociais e funcionais organicamente estruturadas compreendendo as mais diversas áreas de atividade e conhecimento.

Na linha de “tecnologia educacional”, o foco está na aplicação das tecnologias de educação aos diversos campos de conhecimento ou em sentido inverso a aplicação e integração das mais diversas disciplinas ao desenvolvimento da educação, entendida como ciência e arte que abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Na linha de pesquisa de “tecnologia social”, o foco está no desenvolvimento dos conhecimentos e das técnicas dirigidas aos projetos e aos trabalhos de alcance social, de modo a promover a inclusão e integração social para uma vida plena e saudável em harmonia social no âmbito da ecologia humana e em harmonia com a ecologia do meio ambiente. Nesse sentido, o interesse está na aplicação das tecnologias sociais aos diversos campos de conhecimento ou em sentido inverso a aplicação e integração das mais diversas disciplinas ao desenvolvimento social.

Na linha de pesquisa de “tecnologia em hebelogia”, o foco de interesse se desloca para o conhecimento da juventude sob a ótica integrada das mais diversas ciências, com o apoio do estudo comparado das filosofias, das religiões e das artes. Outro interesse de pesquisa é o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o desenvolvimento integral da juventude, compreendendo os âmbitos social, corporal, emocional, sexual, cognitivo, entre outros.

Nessa linha de pesquisa, o Instituto Blaise Pascal (IBP), soma esforços com pesquisadores, organizações e redes de estudos para o desenvolvimento de pesquisas e práticas viando a promoção integral da juventude.

Colaboradores

“Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas. Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês